sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mudanças

Texto de agradecimento a Luciana Ornelas.


Invariavelmente, mudar pode ser complicado. Mudar de casa, de estado, de roupa, de sapatos. Mudar de atitudes. Nada disso, no final, é significante. Não quando o ato de "mudar" é forçado. Há, definitivamente, duas formas de encarar. Ou você se adapta e segue o fluxo ou você se revolta e faz tudo ao contrário.
Só que às vezes, revoltar-se e fazer tudo ao contrário pode ser um modo darwinista de seguir a adaptação ao meio. Você pode se auto-eliminar do tabuleiro. A descoberta de uma doença pode fazer isso com a gente. Por um momento de auto piedade você se pergunta: "POR QUE EU ????!!!" 
Depois você pode fazer suas escolhas. Por que eu estou escrevendo isso?
Bem, às vezes quando eu estou caminhando, ouvindo minha música, quem me conhece sabe que eu odeio ficar no silêncio, eu paro para refletir sobre a vida, o universo e tudo mais. E numa dessas eu parei para pensar que a diabetes me trouxe algo de bom. Não só os eternos cuidados com o que como, ter de fazer exercícios ou me preocupar com os meus pés ou até mesmo os limites que minha vida tem agora. Ela também me trouxe uma consciência maior do meu espaço corporal. Eu nunca mais cai. E eu vivia caindo. Não sinto mais dor em meus joelhos, e eu sempre sentia. Eu consigo correr atrás de um aluno, só pela farra, antes eu nem cogitava isso. Eu faço PILATES pelo amor de Deus! alguém já viu isso? é a maneira mais auto punitiva de se fazer exercícios que existe! vc se torna um acrobata do circo du soleil em cima de uma bola! 
Aos poucos, a auto-imagem que eu sempre tive de mim mesma, que sempre me ajudou a andar pelo mundo com confiança, está saindo da minha cabeça e atravessando o véu da realidade. 
Aqueles caras que dizem que mudanças são necessárias estavam certos. Agora eu só preciso deixar de ser tão boba com algumas coisas. Mas acho que isso vai ser mais complicado. Jogar fora peso é uma escolha. Mesmo quando parece que não é. Andar à margem completamente, o tempo todo é complicado. Essa luta constante pode destruir alguém. Eu sei, quase aconteceu isso comigo. Você pode colocar um pé nas Margens. Os pés não importam. A alma, ah! se essa nunca colocar suas assas ali, então, você continua mantendo sua essência intrínseca.



FRAGMENTOS DE UM EVANGELHO APÓCRIFO
Jorge Luis Borges


3. Desaventurado o pobre de espírito, porque debaixo da terra será o que é na terra.
4. Desaventurado o que chora, porque já tem o hábito miserável do pranto.
5. Ditosos os que sabem que o sofrimento não é uma coroa de glória.
6. Não basta ser o último para ser alguma vez o primeiro.
7. Feliz o que não insiste em ter razão, porque ninguém a tem ou todos a têm.
8. Feliz o que perdoa aos outros e o que se perdoa a si mesmo.
9. Bem-aventurados os mansos, porque não condescendem com a discórdia.
10.Bem-aventurados os que não têm fome de justiça, porque sabem que nossa sorte, adversa ou piedosa, é obra do acaso, que é inescrutável.
11.Bem-aventurados os misericordiosos, porque sua felicidade está no exercício da misericórdia e não na esperança de um prêmio.
12.Bem-aventurados os de limpo coração, porque vêem a Deus.
13.Bem-aventurados os que padecem perseguição por causa da justiça, porque lhes importa mais a justiça que seu destino humano.
14.Ninguém é o sal da terra; ninguém, em algum momento de sua vida, não o é.
15.Que a luz de uma lâmpada se acenda, embora nenhum homem a veja. Deus a verá.
16.Não há mandamento que não possa ser infringido, e também os que digo e os que os profetas disseram.
17.O que matar pela causa da justiça, ou pela causa que ele crê justa, não tem culpa.
18.Os atos dos homens não merecem nem o fogo nem os céus.
19.Não odeies a teu inimigo, porque se o fazes, és de algum modo seu escravo. Teu ódio nunca será melhor que tua paz.
20.Se te ofender tua mão direita, perdoa-a; és teu corpo e és tua alma e é árduo, ou impossível, fixar a fronteira que os divide...
24.Não exageres o culto da verdade; não há homem que ao fim do dia não tenha mentido com razão muitas vezes.
25.Não jures, porque todo julgamento é uma ênfase.
26.Resiste ao mal, mas sem espanto e sem ira. A quem te ferir na face direita, podes oferecer-lhe a outra, sempre que não te mova o temor.
27.Eu não falo de vinganças nem de perdões; o esquecimento é a única vingança e o único perdão.
28.Fazer o bem a teu inimigo pode ser obra de justiça e não é árduo; amá-lo, tarefa de anjos e não de homens.
29.Fazer o bem a teu inimigo é o melhor modo de comprazer tua vaidade.
30.Não acumules ouro na terra, porque o ouro é pai do ócio, e este, da tristeza e do tédio.
31.Pensa que os outros são justos ou o serão, e se não é assim, não é teu erro.
32. Deus é mais generoso que os homens e os medirá com outra medida.
33.Dá o santo aos cães, deita tuas pérolas aos porcos; o que importa é dar.
34.Busca pelo agrado de buscar, não pelo de encontrar...
39.A porta é a que escolhe, não o homem.
40.Não julgues a árvore por seus frutos nem ao homem por suas obras; podem ser piores ou melhores.
41.Nada se edifica sobre a pedra, tudo sobre a areia, mas nosso dever é edificar como se fora pedra a areia...
47.Feliz o pobre sem amargura ou o rico sem soberba.
48.Felizes os valentes, os que aceitam com ânimo semelhante a derrota ou as palmas.
49.Felizes os que guardam na memória palavras de Virgílio ou de Cristo, porque estas darão luz a seus dias.
50.Felizes os amados e os amantes e os que podem prescindir do amor.
51.Felizes os felizes.

Um comentário: